LUANDA ACOLHE A PRIMEIRA REUNIÃO DE GOVERNADORES DA REDE DOS BCPLP
sexta-feira, 06 novembro 2026
Realizou-se no dia 4 de Novembro de 2026, em Luanda, a primeira Reunião de Governadores da Rede dos Bancos Centrais dos Países de Língua Portuguesa (Rede BCPLP), na qual foi assinado um memorando de entendimento que institui formalmente este organismo, estabelecendo um quadro permanente de diálogo e cooperação entre os seus membros.
Neste evento, os Governadores sublinharam a importância da iniciativa num contexto internacional marcado por desafios económicos, financeiros e tecnológicos cada vez mais complexos, reconhecendo o valor da partilha de conhecimento, da troca de experiências e do aprofundamento da cooperação entre instituições que partilham uma língua e um património comuns.
Foi também apresentado o programa da primeira presidência da Rede pelo Banco de Portugal, que tem como prioridades o reforço do diálogo entre os países-membros e o desenvolvimento de iniciativas de cooperação técnica em áreas de interesse comum.
Os Governadores aprovaram, ainda, os mandatos dos grupos de trabalho e do Comité de Política Económica. Foram criados grupos dedicados às áreas de pagamentos, literacia e inclusão financeira, gestão de crises e resolução, estatísticas externas, bem como à cibersegurança e inteligência artificial. Estes grupos serão fóruns técnicos especializados, que permitirão aos colaboradores dos vários bancos centrais trocarem pontos de vista e experiências de forma franca e aberta, potenciando, assim, os benefícios da Rede.
A reunião incluiu igualmente uma troca de perspectivas sobre a situação económica internacional e os principais desafios que se colocam actualmente às economias e aos bancos centrais dos países participantes. Na sequência da discussão, os Governadores acordaram em agendar futuros webinars sobre temas como, por exemplo, microcrédito e utilização de inteligência artificial na supervisão bancária.
Os Governadores expressaram o seu agradecimento ao Banco Nacional de Angola pela organização da reunião e reafirmaram o seu compromisso com o desenvolvimento da Rede BCPLP.
A próxima Reunião de Governadores será realizada em Abril de 2027, à margem das Reuniões de Primavera do Fundo Monetário Internacional e do Grupo Banco Mundial.
