ENCERRA A DÉCIMA SEGUNDA EDIÇÃO DA SEMANA INTERNACIONAL DO DINHEIRO

O Banco de Moçambique realizou, no mês em curso, diversas actividades e eventos em diferentes pontos do País, para assinalar a 12.ª edição da Semana Internacional do Dinheiro (Global Money Week, em inglês), que se comemorou mundialmente entre os dias 18 e 24 de Março, sob o tema “Proteja o seu dinheiro, assegure o seu futuro”.

Este ano, as cerimónias centrais decorreram na cidade de Chimoio, na última sexta-feira (23). O evento contou com a participação da Direcção Provincial de Educação e cerca de 150 alunos e 11 professores das escolas secundárias 7 de Abril, de Tembwe e Vila Nova, onde foram  realizadas actividades educativas/lúdicas, nomeadamente, debates, palestras, quizzes e encenação de uma peça teatral. No final das actividades, foram premiados os grupos vencedores com kits escolares contendo material diverso.

Na ocasião, foi realizada uma feira de promoção e divulgação de produtos e serviços financeiros para crianças e jovens, pelas instituições de crédito e de moeda electrónica da cidade de Chimoio.

No seu discurso de abertura do evento, a Directora da Filial de Chimoio, Aurora Bila, disse que a presente campanha visa consciencializar as pessoas, especialmente os mais jovens, sobre a importância de gerir o dinheiro de forma segura e tomar decisões financeiras responsáveis e informadas, considerando sempre os potenciais riscos presentes no sistema financeiro. 

Prosseguindo, Aurora Bila destacou a importância do conhecimento dos riscos financeiros e a necessidade de protecção de dados pessoais, por forma a evitar fraudes no uso das plataformas digitais, ATM e POS durante as transacções financeiras.

Além da cidade de Chimoio, eventos similares foram realizados por todo o país, sob a coordenação das outras filiais do Banco de Moçambique.