BANCO DE MOÇAMBIQUE CELEBRA SEMANA INTERNACIONAL DO DINHEIRO (GLOBAL MONEY WEEK)

O Banco de Moçambique realizou, no mês em curso, diversas actividades e eventos em diferentes pontos do País, para assinalar a Semana Internacional do Dinheiro (Global Money Week, em inglês), que se comemora mundialmente entre os dias 20 e 26 de Março de cada ano. Neste ano, as comemorações decorreram sob o lema “Aprende. Poupa. Ganha.”.

Em Moçambique, as cerimónias centrais tiveram lugar na cidade de Inhambane, no dia 24 de Março, na Escola Secundária Emília Daússe. As mesmas foram realizadas em parceria com a Direcção Provincial de Educação de Inhambane e participação das escolas secundárias 3 de Fevereiro e de Muelé.

Falando em representação do Director da Filial de Inhambane, o Assistente de Direcção da Divisão de Educação Financeira do Departamento de Supervisão de Conduta, Jaime Manjate, disse aos presentes que o Banco de Moçambique celebra a Semana Internacional do Dinheiro desde o ano 2016, tendo, desde então, realizado a nível nacional, diversas acções de consciencialização de crianças e jovens para a importância da educação financeira na promoção do seu bem-estar financeiro.

Jaime Manjate referiu ainda que, para 2023, foi definido o tema “Planifica o teu dinheiro, planta o teu futuro.”, com o objectivo de consciencializar as crianças e jovens sobre as implicações do seu comportamento financeiro presente para o meio ambiente e a sociedade.

Este evento foi o culminar de palestras realizadas ao longo da semana e concursos de pintura, redacção e questionário sobre matérias de educação financeira, que resultaram no ganho, por parte dos alunos envolvidos, de mais informação e conhecimento sobre o dinheiro e as vantagens da poupança.

Em todas as províncias do País, as filiais do Banco de Moçambique levaram a cabo actividades comemorativas da Semana Internacional do Dinheiro, num formato similar ao das cerimónias centrais, com o envolvimento das autoridades do sector da educação, alunos e corpo docente, bem como de instituições financeiras locais.