LANÇADA PRIMEIRA PEDRA PARA CONSTRUÇÃO DE UMA PRAÇA DO METICAL EM MUEDA

 

O Governador do Banco de Moçambique (GBM), Rogério Zandamela, e o Presidente do Conselho Municipal da Vila de Mueda, Manuel Alavalave, procederam, na manhã desta quinta-feira (16), ao lançamento da primeira pedra para a construção de uma Praça do Metical naquela urbe.

Na sua intervenção, o GBM disse que “a Praça do Metical representa a nossa identidade, a nossa história e o símbolo da soberania nacional, sendo, por isso, a sua edificação uma das formas de promover a valorização e conservação da moeda nacional”.

Durante o seu discurso, o GBM precisou que “a escolha do dia 16 de Junho para o lançamento da primeira pedra para construção da Praça do Metical teve como objectivo homenagear as vítimas do Massacre ocorrido neste local, a 16 de Junho de 1960, além de ser a data em que se comemora o Dia do Metical”.

Na ocasião, Rogério Zandamela fez um apelo para que todos trabalhemos abnegadamente, de forma a tornar o Metical cada vez mais forte, contribuindo assim para a estabilidade macroeconómica e o desenvolvimento inclusivo do país.

A terminar, o GBM exortou todos os munícipes de Mueda a assegurarem que a construção da praça seja concluída sem sobressaltos e conforme previsto.

Por seu turno, o edil de Mueda, Manuel Alavalave, visivelmente emocionado com a iniciativa, disse que a sua autarquia irá cumprir integralmente o compromisso assumido com o banco central. Continuando, acrescentou disse que a edilidade e os munícipes estão ansiosos pelo início do empreendimento, que esperam que seja uma obra de qualidade e, a par de contribuir para valorizar e preservar o Metical, forneça um espaço de recreio e lazer a todos os munícipes da Vila de Mueda.