INAUGURADA PRAÇA DO METICAL EM PEMBA

O Governador do Banco de Moçambique (GBM), Rogério Zandamela, e o Presidente do Conselho Municipal de Pemba, Florete Motarua, procederam hoje (17) à inauguração da Praça do Metical naquela autarquia.

A construção desta praça insere-se na iniciativa do Banco de Moçambique (BM) de contribuir, desta forma, para a valorização do Metical, um dos símbolos da nossa conquista, história e identidade nacional.

Na sua intervenção, o GBM disse que, dada a localização da infra-estrutura, à beira-mar, esta exigiu a observância escrupulosa de padrões de sustentabilidade ambiental, tendo-se mantido os corais e os desníveis naturais do solo. Zandamela acrescentou que a edificação da obra incluiu a “colocação de um colchão de pedras debaixo dos caminhos, de modo a melhorar a drenagem das águas pluviais, e o plantio de palmeiras, casuarinas, cactos e outra vegetação local, como forma de evitar a erosão”.

O GBM fez também referência ao facto de a cerimónia acontecer um dia após a celebração do Metical, e salientou que “a nossa moeda é um dos símbolos da nossa soberania, pelo que devemos aproveitar este momento para apelar a todos para que continuem a conservar correctamente a moeda, de forma a pouparmos os escassos recursos financeiros usados na sua produção”. 

A terminar, Rogério Zandamela afirmou que a valorização e competitividade regional da moeda nacional dependerão da entrega abnegada ao trabalho árduo por parte de todos, pois só assim será possível aumentar cada vez mais os níveis de produção, produtividade e qualidade dos nossos produtos e serviços, fomentando a inclusão financeira e o almejado crescimento económico sustentável e inclusivo. 

Por seu turno, o edil de Pemba, Florete Motarua, disse que a  imponente Praça do Metical representa uma simbiose entre a edilidade e o banco central, alicerçada no ideal de preservar e valorizar o Metical, ao mesmo tempo que se proporciona um espaço recreativo e de lazer para os munícipes. Motarua acrescentou que o acto representa igualmente o compromisso com a preservação da história e, em última análise, com o desenvolvimento de Moçambique.

Refira-se que o local onde foi edificado este empreendimento se encontrava em avançado estado de degradação, sendo que as obras de construção da Praça do Metical contribuíram para conferir ao espaço maior resiliência aos efeitos das mudanças climáticas.

Participaram no evento os Administradores Felisberto Navalha e Silvina de Abreu, os Assessores, Graça Chongo e Esperança Majimeja, a Administradora daquela autarquia, Joaquina Nordino, Directores, Gestores e técnicos de ambas as entidades, e demais convidados.