GOVERNADOR DO BANCO DE MOÇAMBIQUE PROFERE AULA INAUGURAL NA UNIVERSIDADE POLITÉCNICA

O Governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, proferiu nesta quarta-feira (6), na Universidade Politécnica, em Maputo, a aula inaugural do programa de doutoramento em Estudos de Desenvolvimento, subordinada ao tema “Os Desafios da Política Monetária num Contexto de Gestão de Crises”.

O Governador iniciou a sua intervenção destacando que o mandato primário do banco central é a preservação do valor da moeda nacional, o Metical, de forma a assegurar uma inflação baixa e estável, tendo em vista promover o crescimento económico e o bem-estar de toda a sociedade.

Segundo Zandamela, lidar com a inflação é uma tarefa bastante complexa, dado que as medidas de política são tomadas por antecipação, comportam efeitos colaterais sobre outras variáveis e exige um conhecimento profundo do mecanismo de transmissão do instrumento de política usado pelo Banco de Moçambique.

“Os défices crónicos e estruturais que caracterizam a economia moçambicana tornam ainda mais desafiante a gestão da política monetária, num contexto em que o país acumulou elevada dívida e ao mesmo tempo não poupou o suficiente para amortecer o impacto de choques, que são cada vez mais frequentes e intensos” – disse o Governador.

Rogério Zandamela referiu ainda que, apesar da actuação transparente, credível e eficaz da política monetária, como comprovam inúmeras medidas tomadas pelo banco central – as quais permitiram devolver a inflação para um dígito e reanimar o crescimento da economia –, ela tem um ónus elevado em cenários de crise, devido à actuação limitada de outras políticas ou sectores, e a vários tipos de constrangimentos associados ao ambiente de negócios, fortalecimento das instituições e boa governação.

Para o Governador, a política monetária não deve ser vista como panaceia para todos os desafios, pois para estimular o crescimento da economia é necessário que outras políticas também sejam mais actuantes e complementares à política monetária.

Em diversos momentos da sua intervenção, o Governador Rogério Zandamela defendeu que o país precisa de poupar para enfrentar devidamente futuras crises. Nessa ordem de ideias, reforçou a tese da necessidade de Moçambique criar um fundo soberano para melhor gestão das receitas advindas da exploração dos recursos naturais.

Por seu turno, o Presidente da Comissão Científica do Programa de Doutoramento, Lourenço do Rosário, disse que a introdução do curso de doutoramento em Estudos de Desenvolvimento visa contribuir para a busca de soluções para os problemas mais candentes da sociedade moçambicana.

Participaram no evento membros do Conselho de Administração do Banco de Moçambique, dirigentes de instituições públicas e privadas, reitores, académicos e estudantes.