DISTRITO DE BILENE ACOLHE V REUNIÃO ANUAL DE DIRECTORES DAS FILIAIS DO BANCO DE MOÇAMBIQUE

O distrito de Bilene acolheu hoje (4) a V Reunião Anual de Directores das Filiais do Banco de Moçambique, dirigida pelo Governador Rogério Zandamela.

A reunião iniciou com a intervenção do Director da Filial de Xai-Xai e anfitrião do evento, Domingos Fumo, que desejou as boas-vindas e uma óptima estada a todos, destacando as maravilhas que a praia de Bilene, com as suas águas cristalinas, proporciona.

Seguiu-se a intervenção da Administradora do pelouro de Operações Bancárias, Emissão e Fiscalização de Sistemas de Pagamento, Maria Esperança Majimeja, que enfatizou a importância desta reunião na harmonização e troca de conhecimento entre os participantes. Majimeja apelou para a participação activa de todos os directores presentes no fórum e encorajou a contribuição aberta e sincera.

Por sua vez, o Governador Rogério Zandamela debruçou-se sobre as recomendações feitas na última reunião, realizada em Julho de 2023, na cidade de Nampula, nos domínios das tecnologias de informação e comunicação, segurança e gestão de numerário. Destacou a importância da implementação do sistema de liquidação a grosso em tempo real (em inglês Real Time Gross Settlement – RTGS) e de outros sistemas, bem como a promoção e aprovação de normativos atinentes à criação do Número Único de Identificação Bancária dos clientes dos bancos comerciais, instituições de moeda electrónica e fintechs. Salientou, ainda, a implementação do novo sistema informático integrado do Banco.

“Esperamos concluir, este ano, a implementação do novo sistema informático integrado do Banco (Quantum Central Banking Solution), onde irão correr todas as operações de gestão de mercados e reservas, de tesouraria e de operações cambiais, contabilidade, procurement, imobilizado e recursos humanos, bem como transacções com as instituições do Estado, instituições financeiras e Bolsa de Valores de Moçambique”, referiu.

Prosseguindo, Rogério Zandamela disse que, para a presente reunião, foram escolhidos para debate temas que versam sobre a carreira dos trabalhadores, conservação do património e troca de experiências entre as filiais, tendo em vista o bom desempenho destas.

A Reunião de Directores das Filiais é um encontro anual que teve início em 2018, na cidade de Pemba, e tem como objectivo auscultar as preocupações existentes ao nível destas unidades orgânicas. Constitui, igualmente, um fórum para troca de experiências entre as filias, com vista a melhorar o desempenho da instituição.