BANCO DE MOÇAMBIQUE REALIZA PALESTRA SOBRE POLÍTICA MONETÁRIA E CEPI NA UNIZAMBEZE

O Banco de Moçambique realizou ontem (2) uma palestra sobre a política monetária em Moçambique e apresentou o Relatório de Conjuntura Económica e Perspectivas de Inflação (CEPI) à comunidade académica da Universidade Zambeze, com sede na Beira, província de Sofala.

Falando na sessão de abertura, o Director do Gabinete de Comunicação e Imagem, Pinho Ribeiro, disse que o CEPI é apresentado em simultâneo com o tema sobre política monetária em Moçambique uma vez que, recentemente, o Banco lançou as festividades alusivas aos 50 anos da sua criação e 45 anos de existência do Metical, que se assinalam nos dias 17 de Maio e 16 de Junho de 2025, respectivamente.

A apresentação sobre a política monetária foi feita pelo Assistente de Direcção do Departamento de Estudos Económicos, Pedro Munguambe, que, na ocasião, ressaltou a importância da implementação da política monetária pelo banco central, para garantir a materialização do seu principal mandato, nomeadamente manter a inflação baixa e estável, que se traduz na preservação do poder de compra da nossa moeda, o Metical.

Por seu turno, o Director do Departamento de Estudos Económicos, Carlos Baptista, apresentou os fundamentos das decisões tomadas pelo Comité de Política Monetária, com destaque para a avaliação prévia que é feita à conjuntura económica doméstica e internacional, bem como às projecções da inflação e riscos associados.

Participaram no evento, além de estudantes e docentes da Universidade Zambeze, gestores, assessores e técnicos do Banco.