BANCO DE MOÇAMBIQUE REALIZA FASE FINAL DO CONCURSO ESCOLAR “ECONOMIA PARA TODOS”

Realizou-se ontem (28) a fase final do concurso inserido no projecto de educação económica “Economia para Todos”, do Banco de Moçambique, em 22 escolas secundárias seleccionadas em todo o País, tendo como público-alvo alunos da 8.ª e 12.ª classes.

Esta fase contou com a participação de cerca de 660 alunos apurados, de um total de 2200 alunos da fase inicial, e consistiu na apresentação dos conteúdos dos melhores trabalhos nas categorias de redacção, poesia e vídeo, sobre conceitos básicos de inflação e actuação do banco central contidos nas brochuras previamente distribuídas aos alunos.

Em cada província, o anúncio dos vencedores das três categorias do concurso e a entrega dos prémios foi feito pelos Directores das Filiais do Banco de Moçambique ou seus representantes, com base na avaliação feita pelo júri composto pelos professores das respectivas escolas.

Recorde-se que o concurso foi lançado a 23 de Maio último e compreendeu três fases, nomeadamente uma de aplicação de questionário verdadeiro/falso, onde participaram 100 alunos de cada escola; uma segunda fase de apuramento dos 30 alunos mais bem classificados por escola, que passaram para a segunda fase do concurso, de elaboração de redacção, poesia e vídeo sobre os temas propostos; e a terceira e última fase de apuramento dos vencedores e distribuição dos respectivos prémios.

Este concurso contou com a participação activa de professores escolhidos em cada escola, que acompanharam os alunos de forma didáctica na elaboração e classificação dos trabalhos submetidos.

O Banco de Moçambique pretende realizar anualmente este concurso, em outras escolas secundárias ao longo do país, seleccionadas pelas direcções provinciais de educação.