BANCO DE MOÇAMBIQUE LANÇA SISTEMA DE TRANSFERÊNCIA E LIQUIDAÇÃO INTERBANCÁRIA EM TEMPO REAL

O Banco de Moçambique (BM), representado pelo Governador Rogério Lucas Zandamela, procedeu hoje (30), no auditório do edifício silo-auto, ao lançamento do Sistema de Transferência e Liquidação Interbancária em Tempo Real, designado em inglês por Real-Time Gross Settlement (RTGS).

A cerimónia de lançamento do RTGS contou com a presença, não só de quadros da instituição, mas também da Associação Moçambicana de Bancos (AMB), representada pelo seu Presidente, Teotónio Comiche, de representantes dos bancos comerciais e da empresa Montran Corporation, dentre outros convidados.

Intervindo na ocasião, Rogério Zandamela começou por felicitar a Montran Corporation, que ganhou o concurso internacional, dentre três grandes empresas concorrentes, como melhor provedor do sistema que hoje foi lançado. As suas felicitações foram extensivas aos parceiros do BM que têm contribuído, através de assistência técnica, para a modernização institucional. Os bancos comerciais e todos os gestores e trabalhadores do BM que estiveram directa ou indirectamente ligados ao processo de implantação deste sistema foram também incluídos nas felicitações do Governador.

Segundo Rogério Zandamela, o lançamento da plataforma RTGS enquadra-se num projecto amplo de modernização do Sistema Nacional de Pagamentos (SNP), que privilegia a digitalização dos meios de pagamento e que iniciou em 2000. Entretanto, apesar de notáveis progressos registados até ao momento, prevaleciam ainda, no SNP, desafios relacionados com a eficiência, designadamente prazo de disponibilização de fundos e competitividade entre os participantes, e com a segurança no que tange à gestão de riscos de pagamento.

“Foi desta forma que, em 2017, o Banco de Moçambique decidiu lançar o concurso internacional para a provisão de uma plataforma RTGS, que respondesse aos desafios cada vez mais crescentes e complexos impostos pela evolução dos sistemas de pagamentos e pela demanda dos utilizadores dos serviços de pagamentos”, disse.

A plataforma RTGS, para além de garantir maior rapidez nas transacções realizadas, na medida em que permite a disponibilização de fundos em tempo real, tem, dentre outras, as seguintes vantagens: agregar simultaneamente várias funcionalidades, com destaque para a melhoria da gestão de liquidez pelos bancos; gestão de fila de espera e mecanismo de desbloqueio de congestionamento de instruções de pagamento; um sistema de monitoria do funcionamento da plataforma através de alertas visuais e sonoros de anomalias nas transacções. O sistema é também ajustado ao padrão de qualidade ISO20022, que permite aumentar a automatização, reduzir fraudes e efectuar análises com maior qualidade.

Rogério Zandamela terminou a sua intervenção expressando a convicção de que, com a implementação do RTGS, estão criadas as condições para os cidadãos, as empresas e o Estado passarem a realizar as transacções num ambiente mais seguro, com maior fiabilidade, eficiente e em tempo real.

Por sua vez, o Presidente da AMB afirmou na sua intervenção que a materialização deste projecto só foi possível com o envolvimento de todas as instituições de crédito, em todas as fases de preparação que antecederam o processo da operacionalização da plataforma, e que, pesem embora os resultados alcançados, existem ainda alguns desafios que podem ser superados com o empenho e colaboração de todos os participantes. 

Falando das vantagens do RTGS, Teotónio Comiche referiu-se às melhorias na eficiência da actividade bancária, por via da optimização da gestão de liquidez, flexibilização das transacções financeiras e incremento da confiabilidade dos agentes económicos em relação ao sistema financeiro. Segundo Comiche, a plataforma tenderá, igualmente, a impulsionar o fluxo do comércio interno e internacional, entre os países da SADC, bem como estimular a actividade económica da região, que se encontra neste momento abaixo do seu potencial.

Durante a cerimónia, foi igualmente exibida uma exposição, em vídeo, do processo de implementação do RTGS e atribuídos diplomas de honra a nove colaboradores do BM e ao representante da Montran Corporation.