BANCO DE MOÇAMBIQUE LANÇA CONCURSO EM 22 ESCOLAS SECUNDÁRIAS DO PAÍS NO ÂMBITO DO PROGRAMA “ECONOMIA PARA TODOS”

O Banco de Moçambique lançou hoje (23), em 22 escolas secundárias seleccionadas em todo o País, um concurso inserido no projecto de educação económica “Economia para Todos”. O público-alvo são estudantes da 8.ª e 12.ª classes, aos quais se pretende dotar de conceitos básicos sobre inflação e a actuação do banco central.

Para os estudantes da 8.ª classe, o tema do concurso é “Manter a inflação baixa, porque é importante para ti e para a tua família?”, ao passo que para os da 12.ª classe o tema é “Porque o Banco de Moçambique é importante para ti e para a tua família?”.

O concurso compreende três fases, nomeadamente (i) uma de aplicação de questionário verdadeiro/falso, em que serão apurados os 30 mais bem classificados, que passarão à segunda fase do concurso e visitarão a sede e filiais do Banco de Moçambique, no dia 16 de Junho; (ii) concurso de redacção, poesia e vídeo sobre os temas propostos; e (iii) apuramento dos vencedores e distribuição dos respectivos prémios.

Este concurso conta com a participação activa de professores escolhidos em cada escola, para os munir de conhecimentos sobre o banco central e a inflação, que serão úteis no processo de ensino e aprendizagem.

Em cada província, o lançamento deste evento foi feito pelos Directores das filiais ou seus representantes, nas escolas onde o concurso decorrerá. De modo geral, os Directores falaram sobre os objectivos e metodologia do concurso e a distribuição das brochuras que irão apoiar os estudantes na assimilação dos conceitos abordados.