LANÇADA PLATAFORMA BSA ADAPTADA PARA O SECTOR DE SEGUROS EM MOÇAMBIQUE

Teve lugar ontem (28), no Radisson Blu Hotel, em Maputo, o lançamento da plataforma Bank Supervision Application (BSA), adaptada para o sector de seguros pelo Banco de Moçambique em parceria com Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique (ISSM).

O evento, em que o Banco de Moçambique esteve representado pela Administradora do pelouro de Estabilidade Financeira, Benedita Guimino, contou, igualmente, com a presença da Vice-Ministra da Economia e Finanças, Carla Loveira, da Presidente do Conselho de Administração (PCA) do ISSM, Ester dos Santos José, representantes do Banco Mundial, Gabinete de Informação Financeira de Moçambique, Instituto Nacional de Estatística, Bolsa de Valores de Moçambique, seguradoras, fundos de pensões, entre outros actores do sector de seguros e pensões.

Intervindo na ocasião, Benedita Guimino manifestou apreço pela escolha do BSA como ferramenta crucial para aprimorar a supervisão no sector segurador de Moçambique.

Intervindo na ocasião, Benedita Guimino manifestou apreço pela escolha do BSA como ferramenta crucial para aprimorar a supervisão no sector segurador de Moçambique. Prosseguindo, referiu que o trabalho entre o Banco de Moçambique e o ISSM para a implementação do BSA, que teve a duração de seis meses, “foi um sucesso devido à colaboração total da gestão do ISSM e das entidades por este reguladas.”

Guimino deu ainda a conhecer que decorre, neste momento, o processo de migração de dados históricos para a nova plataforma. Em simultâneo, as entidades reguladas já estão a remeter as informações obrigatórias, de forma que o ISSM possa cumprir de maneira ainda mais eficaz e eficiente o seu papel.

Refira-se que, embora a aplicação BSA tenha sido inicialmente projectada para a supervisão bancária, muitos dos seus princípios e funcionalidades podem ser adaptados para a supervisão de seguros, oferecendo várias vantagens e benefícios importantes, tais como a melhoria da eficiência, análise de dados avançada, monitoria em tempo real, partilha segura de informações, entre outros.

Na ocasião, foi igualmente assinado, entre a PCA do ISSM, Ester dos Santos José e o Director do Departamento de Sistemas e Tecnologias de Informação do Banco de Moçambique, Pedro Manjate, o certificado de implementação da plataforma.

Importa referir que o acto foi também testemunhado por gestores e técnicos do Banco responsáveis pela gestão da plataforma.