GOVERNADOR ROGÉRIO ZANDAMELA PROCEDE À ABERTURA DO SEMINÁRIO DA AACB

O Governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, procedeu na manhã desta segunda-feira (3), no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, à abertura do Seminário Continental da Associação dos Bancos Centrais Africanos (AACB), que decorre até quarta-feira (5).

Na sua intervenção, Rogério Zandamela disse que o evento acontece num contexto marcado por transformações profundas, ao nível do comércio global, que constituem uma oportunidade para África impulsionar o comércio intra-africano e continuar a melhorar a inclusão financeira no continente.

Para a materialização desse desiderato, o Governador defendeu a necessidade de implementação de um Sistema Pan-Africano de Pagamentos e Liquidações capaz de permitir pagamentos em moeda local entre os países africanos, facto que, de acordo com Zandamela, reduziria a dependência da liquidez em moeda estrangeira e os custos de transacção, resultando num aumento significativo no volume de bens e serviços comercializados entre as economias africanas.

Na ocasião, Rogério Zandamela disse que os países africanos devem promover a integração e interoperabilidade entre os vários sistemas, bem como harmonizar os quadros regulamentares e de supervisão. O Governador ressaltou a necessidade contínua de monitorizar e a mitigar os diferentes riscos relacionados à cibersegurança, branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo.

Ao longo do seu discurso Zandamela referiu que o continente africano ainda está longe de atingir os níveis desejáveis ​​de inclusão financeira, uma vez que quase de metade da população permanece excluída, o que corresponde a duas vezes superior à média mundial.

Participam no evento membros do Conselho de Administração, gestores e técnicos do Banco, bem como representantes de bancos centrais africanos e de instituições parceiras internacionais.