GOVERNADOR DO BANCO DE MOÇAMBIQUE LANÇA 5.ª EDIÇÃO DO SANDBOX REGULATÓRIO

O Governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, procedeu, na manhã desta sexta-feira (26) ao lançamento da 5.ª edição do Sandbox Regulatório, nas instalações do Sandbox.

Na sua intervenção, Rogério Zandamela felicitou as cinco fintechs aprovadas na presente edição do Sandbox, sendo uma plataforma de intermediação financeira, dois agregadores de pagamento e duas plataformas de gestão de grupos de poupança e crédito rotativo.

Em relação às três empresas que não seguiram avante por não terem reunido as condições exigidas para a realização de testes em ambiente real, com a segurança requerida, o Governador Zandamela endereçou votos de encorajamento, para que continuem a participar nas próximas edições.

Rogério Zandamela referiu que se pretende que o projecto responda aos desafios impostos pela inovação tecnológica virada para os serviços financeiros, sem, no entanto, negligenciar os desafios ligados à mitigação de riscos, estabilidade financeira, protecção do consumidor e conduta do mercado.

Por seu turno, o vice-presidente da Associação das Fintechs de Moçambique (FINTECH.MZ), Carlos Mondle, mostrou-se optimista pelos resultados alcançados na anterior edição do Sandbox Regulatório, bem como pelo lançamento desta 5.ª edição, afirmando que 2024 é o ano de mudança, uma vez que estas fintechs trazem novas soluções disruptivas para o sistema financeiro.

Por sua vez, o presidente da Associação Moçambicana de Bancos (AMB), Teotónio Comiche, congratulou o Banco de Moçambique pela iniciativa e afirmou que deseja ver, nas próximas edições, um Sandbox específico para os mercados de Capitais e de Seguros.

Na mesma ocasião, as cinco fintechs aprovadas na 4.ª edição receberam, das mãos de Rogério Zandamela, certificados de participação e estão habilitadas a obter licença junto do Banco de Moçambique para disponibilizarem os seus produtos no mercado. São elas a Tablu Tecnologias, Hivieoline, Tesy Investments, Volet e Speranza.

O Sandbox Regulatório enquadra-se no âmbito da implementação da Estratégia Nacional de Inclusão Financeira (2016-2022), que tem como objectivo, entre outros, aumentar o nível de acesso e uso de serviços financeiros para a população moçambicana.

Participaram no evento, membros do Conselho de Administração do Banco de Moçambique e da Comissão de Acompanhamento de Projectos no Sandbox Regulatório, bem como parceiros do projecto, designadamente a AMB e a FINTECH.MZ, representantes de instituições financeiras e membros das fintechs participantes.