BANCO DE MOÇAMBIQUE ENCERRA 2.ª EDIÇÃO DO CONCURSO ESCOLAR “ECONOMIA PARA TODOS”

Realizou-se ontem (4) a fase final do concurso inserido no projecto de educação económica “Economia para Todos”, do Banco de Moçambique, em 22 escolas secundárias seleccionadas em todo o território nacional, tendo como público-alvo alunos da 9.ª e 12.ª classes.

Esta fase, na qual participaram cerca de 660 alunos apurados, de um total de 2200 alunos da fase inicial, consistiu na apresentação dos conteúdos dos melhores trabalhos nas categorias de redacção, poesia e vídeo, sobre conceitos básicos de inflação e actuação do banco central, contidos nas brochuras previamente distribuídas àquele grupo-alvo.

Em cada província, o anúncio dos vencedores das três categorias do concurso e a entrega dos prémios e certificados foi feita pelos directores das filiais do Banco de Moçambique ou seus representantes, com base na avaliação feita pelo júri composto pelos professores das respectivas escolas.

Recorde-se que o concurso foi lançado no dia 30 de Abril último e compreendeu três fases, nomeadamente, aplicação de questionário verdadeiro/falso, em que participaram 100 alunos de cada escola; apuramento dos 30 alunos mais bem classificados por escola, que passaram para a segunda fase do concurso de elaboração de redacção, poesia e vídeo sobre os temas propostos; apuramento dos vencedores e distribuição dos respectivos prémios.

Este concurso teve a participação activa de professores escolhidos em cada escola para constituir o júri, que acompanharam os alunos na elaboração e classificação dos trabalhos submetidos.

O Banco de Moçambique pretende continuar a realizar anualmente este concurso, em outras escolas secundárias do País, seleccionadas pelas direcções provinciais de Educação.